segunda-feira, 23 de maio de 2016

Escola Municipal São Miguel, no Itamimbuca: cadeado que impede a Educação de avançar

Israel Fonseca Araújo (Coordenador-Geral da Subsede)





(Escola São Miguel, em Itamimbuca, Ilhas de Igarapé-Miri; manhã de segunda-feira, 23/05/2016; foto: Sintepp Igarapé-Miri)


A imagem acima e as próximas são um documento-vivo que nos ajuda a entender o modo de gestão da Educação Pública em Igarapé-Miri. Localizada nas Ilhas de Igarapé-Miri, a Escola Municipal São Miguel tem passado por sérios constrangimentos. A escola, não, os alunos e seus familiares. Acontece que o Sintepp, em Igarapé-Miri, recebeu uma denúncia anônima, a qual dá conta de que já são vários os momentos em que os Alunos/as e condutores destes se dirigem para estudar, mas encontram a unidade de portas fechadas. Na imagem acima, o cadeado ilustra bem o caso: depois de 08h, a professora Auricélia Castro (Secretária-Geral) e o Presidente da Unidade Executora, Sr. Antonio Lobato, encontraram a escola de portas fechadas.

Pais/responsáveis de alunos conversaram com a equipe liderada pelo Sintepp e disseram que esse mesmo fato já foi registrado em outros dias.

Sem se identificar, na manhã de ontem (22/05), em Vila Suspiro, responsáveis de Alunos/as garantiram que a Secretaria de Educação já estaria remanejando a criançada da São Miguel para a Escola mais próxima, a Caetano Corrêa Leão. No entanto, os mesmos ainda não teriam a certeza quanto ao futuro dos estudos de seus filhos e filhas.

Diante da gravidade da situação, os pais/responsáveis pediram apoio do Conselho Escolar e do Sintepp, para intervirem junto à Secretaria de Educação de Igarapé-Miri. Medidas devem ser tomadas, acrescentamos nós. Esses alunos/as não podem ter todo o trabalho de locomoção casa - escola, orientação dos pais, motivação e, ao chegar à escola, terem de voltar depois de pegar cadeado na cara; isso é inconcebível.

As mesmas fontes insistem em dizer que problemas de pagamento seriam a causa da falta de trabalho nas Escolas. Seguem mais registros; com a palavra, o CONSELHO TUTELAR e o governo local.






(Escola São Miguel, em Itamimbuca, 23/05/2016; alunado vai estudar e, mais uma vez, encontra as portas trancadas; foto: Sintepp Igarapé-Miri)






(Escola São Miguel, em Itamimbuca, 23/05/2016; alunado vai estudar e, mais uma vez, encontra as portas trancadas; foto: Sintepp Igarapé-Miri)







Escola São Miguel, em Itamimbuca, 23/05/2016; imagem de semi-abandono. Com as portas trancadas, alunos/as dos Anos Iniciais têm violado seu Direito à Educação; foto: Sintepp Igarapé-Miri)


Nenhum comentário:

Postar um comentário