quarta-feira, 25 de maio de 2016

Em Reunião com Prefeito Pina (PT), Sintepp cobrou respostas às demandas já apresentadas

Israel Fonseca Araújo


Na tarde de 24 de maio de 2016, os Coordenadores do Sintepp/Subsede de Igarapé-Miri, Israel Araújo e Auricélia Castro, solicitaram Reunião com o Prefeito Roberto Pina Oliveira, sendo atendidos para uma Reunião breve, mas na qual foi possível os sindicalistas apresentarem as principais demandas. Com umas ressalvas: a) Sintepp - Sispim - SindSaúde enviaram correspondência conjunta ao Prefeito, recibada dia 02 de setembro de 2015 (não respondida); b) Sintepp mandou Carta do 2º Congresso (ao fim desta Postagem) ao Prefeito, logo após o Congresso, mas não tinha resposta até ontem.

Na Reunião de ontem, o Prefeito concordou com algumas proposições do Sindicato:

a) Dar prioridade à Minuta que cria o Conselho de Educação e Sistema de Ensino de Igarapé-Miri (Minuta está na Asjur - PMIM);

b) Discutir a Proposta de PCCR Unificado, que está com o governo desde 14 de abril de 2016; fazer estudo financeiro;

c) Discutir a possibilidade de retorno da Licença-Prêmio; em reuniões futuros;

d) Chamar, através do Secretário de Educação, Conselhos Escolares e similares, para propor realização de Dias D de Eleições Diretas nas Escolas Municipais. Sintepp também cobrou isso na Carta do 2º Congresso.

O Prefeito chamará os sindicalistas e sua Assessoria (SEMED, SEFIN  e outras) para "abrir diálogo" sobre esses itens.

Nosso Sindicato aguardará e, se nada avançar, irá novamente à ante-sala da Prefeitura pedir Reunião.

Segue Carta do 2º Congresso:



(...................)

Nesse sentido, encaminhamos a Vossa Senhora/Excelência as seguintes demandas, as quais resumem as principais reivindicações da Categoria quanto ao andamento da Política Educacional em Igarapé-Miri. São, portanto, demandas que implicam diretamente a atuação do Poder Executivo e do Legislativo Municipal. Seguem:

1. Sobre o Plano de Carreira Unificado, que o Governo Municipal se comprometa a enviar o respectivo Projeto de Lei para a Câmara Municipal, até o dia 24 de maio de 2016, assim como se comprometa a encaminhar ao mesmo Poder Legislativo o Projeto de Lei que prevê a criação do Conselho de Educação de Igarapé-Miri e Sistema Municipal de Ensino, até a mesma data. As duas Minutas estão na Assessoria Jurídica da Prefeitura.

2. Realização de “Dias D” para Eleição Direta de Diretores(as) e Vice-Diretores(as), cujos processos de votação aconteçam até o dia 23 de junho de 2016, nas escolas municipais: (i) Perciliano Tourão Corrêa; (ii) Raimundo Emiliano Pantoja; (iii) Ana Dalila Ferreira de Oliveira; (iv) Aristóteles Emiliano de Castro. Para tanto, o Sintepp se compromete a reunir com a SEMED e integrantes dos Conselhos Escolares para discutir essas realizações e construir Calendário de ações necessárias aos pleitos, bem como acompanhar o devido processo nas escolas (Comissão Municipal de Acompanhamento ao Processo Eleitoral). Que a convocação para as primeiras reuniões com os Conselhos sejam feitas pelo Secretário de Educação.

3. Retomar ou implementar Ações do Fórum Municipal de Educação e instituição de Mesa Permanente de Negociação entre o Governo Municipal (SEMED) e o Sintepp – Subsede de Igarapé-Miri (as citadas instâncias não funcionam há, mais ou menos, um ano).

4. Que o Sintepp cobre da Câmara Municipal de Igarapé-Miri que acompanhe, junto com o Sintepp, a realidade atual das escolas do município, sobretudo no que concerne a: Alimentação Escolar, Transporte Escolar e falta de Professores/as.

5. Que o Sintepp possa realizar ações de Formação Permanente/Continuada voltada para temáticas como: Financiamento da Educação, FUNDEB, Lei do Piso Salarial Nacional, debate sobre Previdência e Judicialização/”Criminalização” da luta classista, Licença-Prêmio.

6. Que o Sintepp possa atuar mais nos Conselhos e instâncias de Controle Social, com foco em exame de Folhas de Pagamento, Relatórios de Gastos/SEMED e outros, tais como o Conselho do FUNDEB.

(.......................)


Igarapé-Miri (PA), 07 de maio de 2016


II Congresso dos Trabalhadores(as) em Educação Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário